MyPolis capacita membros da APAI em ferramentas pedagógicas para Exploradores da Cidadania nas escolas

No âmbito do programa trienal, a Associação Prosperidade Ambiental Integrada (APAI) conseguiu uma janela de um projecto voltado para a educação em cidadania este projecto é financiado pela MyPolis. A MyPolis é uma associação sem fins lucrativos portuguesa que visa promover a cidadania ativa e a democracia, especialmente entre os jovens. Através de programas educativos e de uma plataforma interativa, a MyPolis incentiva os cidadãos a envolverem-se na melhoria das suas comunidades, facilitando o diálogo entre os cidadãos e os políticos.
Além disso, a organização utiliza jogos e outras ferramentas lúdicas para tornar a participação democrática mais atrativa e acessível, levando estas iniciativas às escolas e comunidades locais..

Na sequência disso, os membros da APAI beneficiaram-se de uma capacitação dada pela MyPolis, no dia 21 de fevereiro de 2025. Esta capacitação foi ministrada pela facilitadora Solange F. – Gestora de projectos..

A formação teve como foco a dinamização do ensino e aprendizagem nas escolas, fortalecendo o conhecimento sobre cidadania entre as crianças e promovendo seus direitos e deveres
O destaque da capacitação foi o uso de jogos educativos como ferramenta pedagógica inovadora, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente e eficaz. Por meio dessa abordagem lúdica, buscou-se proporcionar uma experiência participativa sobre os deveres e direitos de cidadania, além de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente..

Participaram da capacitação: Grace Wanna, representante da MyPolis em Moçambique; Miquelina Alice Schröder, Olavo Deniasse, Elias Godfrey, Mauro Rafael, Delizia Aurélio e Arcilho Raquias
Com essa iniciativa, a MyPolis e a APAI reafirmam seu compromisso com a educação e a cidadania, impulsionando transformações positivas nas comunidades escolares de Chimoio onde valorize os actores, o meio ambiente e as directivas regulamentares nacionais e internacionais, incluindo, o conhecimento local.
A expectativa é que, por meio dessa formação, mais crianças sejam capacitadas para compreender e exercer plenamente seus deveres para melhor usufruir dos seus direitos e, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e ambientalmente responsável.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Signup our newsletter to get update information, news, insight or promotions.