O Dia da Sobrecarga da Terra (também conhecido como “Earth Overshoot Day” é o dia do ano corrente em que a demanda humana por recursos renováveis excede a oferta e a capacidade da Terra para reproduzir esses recursos este ano.
A partir deste dia do ano, começamos a consumir o nosso planeta irremediavelmente.
Desde 1973, a sociedade humana tem consumido mais do que a Terra pode regenerar.
Desde o ano 2011, o Dia da Sobrecarga da Terra já é no final de setembro. Isto significa que precisamos de 1,7 Terras para satisfazer o nosso consumo. Isto também significa que precisamos de 1,7 Terras para sobreviver com este modo de viver.
Se todos vivessem como vivem nos Estados Unidos da América, os recursos do mundo para 2019 estariam esgotados em 15 de Março.
Na União Europeia, os recursos para 2019 foram esgotados em 10 de Maio.
Isto significa que com esta data a demanda anual da natureza excedeu o que o ecossistema destes países pode regenerar ao longo do ano.
Veja a imagem ao lado ou segue este link para saber mais detalhes. (https://www.overshootday.org/newsroom/country-overshoot-days/)
Nós Moçambicanos ainda não somos devedores do planeta. E devemos fazer muito para manter as coisas assim!
A data do Dia da Sobrecarga da Terra é calculada relacionando a pegada ecológica global (procura humana de recursos biológicos no ano em questão) com a bio-capacidade global total (a quantidade de regeneração global de recursos biológicos no mesmo ano); de forma semelhante calcula-se a utilização anual de recursos e projecta-se-a para um número correspondente de Terras. O objectivo desta campanha é aumentar a consciência sobre o caracter finito dos recursos naturais, da natureza e da terra e mostrar como a data do Dia da Sobrecarga da Terra pode ser empurrada para o final do ano, ou mais longe.
Ele quer mostrar como a data pode ser adiada até o final do ano
mostrar como a data do Dia da Sobrecarga da Terra pode ser movida para o futuro.
Das jeweilige Datum wird berechnet, indem der globale ökologische Fußabdruck (die menschliche Nachfrage an biologischen Ressourcen innerhalb des betreffenden Jahres) in ein Verhältnis zur gesamten globalen Biokapazität (die Menge der weltweiten Regeneration von biologischen Ressourcen innerhalb desselben Jahres) gesetzt wird; analog wird die jeweilige jährliche Ressourceninanspruchnahme auf eine entsprechende Anzahl Erden hochgerechnet. Das Ziel der Kampagne ist es, die Begrenztheit und Endlichkeit der natürlichen Ressourcen und der Erde ins Bewusstsein der Menschen zu rücken, und aufzuzeigen, wie das Datum in die Zukunft geschoben werden kann